FAQ

Sobre o Patrocínio Preciso

O que é o Patrocínio Preciso?

O Patrocínio Preciso é um site onde quem busca patrocinador encontra empresas que desejam patrocinar e quem deseja patrocinar encontra o patrocínio ideal para suas necessidades.

Como funciona o Patrocínio Preciso ?

O funcionamento é muito simples. Se você está em busca de um patrocinador, basta efetuar seu cadastro e preencher uma proposta de patrocínio. Assim, que terminar, ela estará em nosso banco de dados, disponível para ser consultada por eventuais patrocinadores. Se você deseja patrocinar, você deve efetuar o cadastro de pessoa jurídica e escolher um plano de acesso ao site. Após isso, você poderá pesquisar por propostas de acordo com diversos critérios pré-definidos por você, que estejam de acordo com as necessidades da sua empresa.

O que diferencia o Patrocínio Preciso de outros sites?

O Patrocínio Preciso surgiu com a missão de juntar um projeto de patrocínio com a empresa que mais pode se beneficiar desse projeto a fim de que tanto o patrocinador e o patrocinado possam colher inúmeros resultados positivos através dessa união e efetuar uma parceria de longo prazo.

Para que isso ocorra o escolha do patrocínio deve ser ‘precisa’. Assim, oferecemos algumas ferramentas para aumentar a probabilidade que a escolha tenha um alto grau de precisão. No momento oferecemos a customização de propostas para quem busca patrocinador e um sistema criterioso de pesquisa para quem busca uma oportunidade de patrocínio.

Mais do que desejar que as empresas encontrem um projeto para patrocinar, nosso objetivo é que ela encontre um projeto do qual ela possa extrair o máximo para atingir seus objetivos de marketing.

Na outra ponta, mais do que desejar encontrar um patrocinador para o projeto, nosso objetivo é encontrar uma empresa, que não apenas dará suporte financeiro ao projeto, mas acima de tudo será uma parceira em todos os aspectos.

O Patrocínio Preciso é um serviço gratuito?

Para pessoas físicas, que estão em busca de patrocínio, há um plano de acesso gratuito. Ao se cadastrar no site, o usuário automaticamente passa a ter acesso a esse plano. Mas há também planos de acesso pagos, para quem deseja elaborar mais propostas e aproveitar mais funcionalidades do serviço.

Para pessoas jurídicas, que desejam patrocinar, não há planos gratuitos.

Qual o valor dos planos pagos?

O Patrocínio Preciso tem por princípio oferecer planos que sejam acessíveis, para informações sobre cada plano (preços e benefícios) efetue seu cadastro e clique em assinar ou clique na página de informações Procuro patrocínio, desejo patrocinar ou agência.

Quantas propostas o usuário tem direito de elaborar?

Isso varia com o plano escolhido. O plano gratuito dá direito a 1 proposta e a 2 customizações, o plano básico dá direito a 3 propostas a 5 customizações e o plano Premium dá direito a 5 propostas e 35 customizações.

Como funciona o posicionamento de propostas nas pesquisas?

O principal critério de posicionamento é a relevância dos resultados em relação ao critério de busca. Entretanto, em alguns casos, ocorrem muitos empates. Nessas situações, as propostas dos usuários dos planos de acesso pago terão prioridade.

Por exemplo, caso uma proposta de um usuário do plano gratuito, seja a que possui mais relevância em relação aos critérios de pesquisa, ela irá ocupar o primeiro lugar. Numa outra situação, caso haja empate pelos critérios de relevância, as propostas dos usuários do plano Premium terão prioridade, seguidas pelas propostas dos usuários do plano Basic e, por fim, seguidas pelas propostas dos usuários do plano gratuito.

Desejo elaborar mais propostas do que o limite do plano Premium, o que eu faço?

Estamos desenvolvendo um plano para pessoas e/ou agências que necessitem de um grande número de propostas. Em breve, esse plano estará disponível.

Proposta de Patrocínio

Como conseguir um patrocínio?

Não existe uma resposta simples para essa pergunta. Entretanto há diversos posts no nosso blog tratando sobre esse assunto. Visite a série de artigos no blog sobre como conseguir patrocínio

O que acontece se eu não preencher a parte II?

Caso você não preencha a parte II da proposta de patrocínio, sua proposta ficará incompleta e as chances de encontrar um potencial patrocinador que se interesse por seu projeto serão diminuídas.

Porém, você pode preencher a parte II em outro momento, para isso siga os seguintes passos:

  • Faça o seu login no site www.patrociniopreciso.com.br;
  • Clique em "Minhas Propostas";
  • Clique em "Customizar", na linha que corresponde ao projeto que você deseja completar de preencher. Você será direcionado para a página de preenchimento da parte II.

O que devo fazer quando não possuir as informações necessárias para preencher um campo obrigatório?

Deve-se buscar por essas informações, sem poupar esforços, pois os campos obrigatórios contêm informações essenciais para o potencial patrocinador poder efetuar uma análise consistente da proposta.

Como eu posso conseguir informações que não possuo?

A busca por informações é um dos grandes desafios de elaborar uma proposta de patrocínio. Há duas informações que são mais difíceis de conseguir:

  • Informações sobre o público-alvo;
  • Informações sobre a empresa/marca/setor.

Conseguir essas informações requer um certo esforço. Abaixo, são listadas algumas fontes de informação que podem ser úteis nessa pesquisa.

Informações sobre a empresa/marca/setor:

  • Site e publicações oficiais das empresas/marcas;
  • Site e publicações oficiais de associações do setor;
  • Sites de notícias;
  • Sites de negócios;
  • Funcionários da empresa;
  • Funcionários de empresas concorrentes;
  • Redes sociais.

Considerações sobre o público-alvo:

  • Procure fazer uma pesquisa sobre o seu público-alvo para conhecer um pouco mais sobre ele.
  • Algumas informações, sobre seu público são um pouco intuitivas. Por exemplo, supondo que você vá realizar um pequeno evento no estado de Santa Catarina, grande parte do público será desse estado. Da mesma forma é fácil identificar a faixa etária e a composição de sexo do grupo.
  • Na ausência de informações procure veículos de mídia, agências de publicidade e entidades esportivas, relacionados ao projeto. Não há garantias de que eles irão te ajudar, mas eles podem oferecer algumas informações, que podem lhe auxiliar na elaboração da proposta.

Customização

O que é customização?

Customização, como o próprio nome insinua, é a personalização que pode ser efetuada na proposta para direcioná-la para um setor, uma marca, ou uma empresa levando em consideração as necessidades desse(a) setor/marca/empresa. Ela permite deixar seu projeto mais atrativo a potenciais patrocinadores, uma vez que, na maioria dos casos, empresas, setores e marcas diferentes, possuem necessidades de marketing diferentes.

Para que serve a customização?

A customização, talvez, seja o elemento mais importante de uma proposta de patrocínio, pois ele permite que você adéque a sua proposta de acordo com as necessidades de cada potencial patrocinador. Considere a seguinte situação: Você está buscando patrocinadores para um torneio de futebol e após efetuar uma análise você concluiu que empresas de 2 setores se encaixam dentro do perfil do evento: Isotônico e cerveja.

Apesar de os dois serem setores de bebidas, possuem características distintas. O isotônico é utilizado para repor os sais minerais, hidratar e assim proporcionar uma recuperação mais rápida. Já a cerveja é uma bebida alcoólica utilizada para momentos de lazer. Se você tentar elaborar uma única proposta para atingir esses dois setores, há grande risco de atingir apenas um deles ou, na pior das hipóteses, nenhum dos dois. Dificilmente, você conseguirá atingir os dois igualmente, pois há muitas diferenças entre esses dois setores.

Nesse cenário, a customização se faz extremamente útil, pois ela permite que você adapte a proposta levando em consideração as diferentes necessidades de cada um desses setores.

Exemplo prático I: Como o isotônico é um produto utilizado pelos atletas, você pode oferecer um pacote de patrocínio que aceita parte do pagamento em produtos. Dessa forma, você pode oferecer uma quantidade de isotônicos para cada equipe.

Por outro lado, por razões óbvias, você não teria interesse em receber parte do pagamento em cerveja. Nesse caso, você ofereceria apenas pacotes de patrocínio que aceitam pagamentos em dinheiro.

Exemplo prático II: Suponha que as empresas do setor de isotônicos tenham como objetivo demonstrar a qualidade do produto e que as empresas do setor de cerveja tenham, interesse em utilizar o torneio de futebol para criar uma experiência inesquecível para seus principais clientes/fornecedores.

Cada um dos setores possuem necessidades diferentes. Você oferece para as empresas do setor de isotônicos a oportunidade de os atletas da competição beberem o produto durante os jogos. Por outro lado, você oferece hospitalidade(ingressos gratuitos, oportunidade de encontrar com os atletas após os jogos) para as empresas do setor de cervejas.

Exemplo prático III: Em relação aos hábitos de consumo as empresas do setor de isotônicos estarão interessadas em saber, por exemplo: Qual o percentual do público-alvo do projeto que pratica atividades esportivas, se eles consomem isotônicos, qual a quantidade consumida e etc. Já as empresas do setor de cervejas desejam saber, qual o percentual do público que costuma consumir cervejas, com que frequência consomem e etc.

Quais as vantagens de customizar a proposta?

Dentre as principais vantagens podemos citar:

  • Demonstra para o mercado que você está comprometido não só em conseguir patrocínio, mas também se preocupa e compreende as necessidades do potencial patrocinador;
  • Aumenta suas chances de conseguir um patrocinador;
  • Tornar sua proposta mais flexível para atender diferentes necessidades de diferentes empresas/marcas/setores;
  • Demonstra profissionalismo.

Devo efetuar a customização para a marca, a empresa, ou o setor?

Depende. Em linhas gerais, o ideal seria personalizar a proposta para cada marca. Entretanto, por diversas razões (falta de informações, diferenças irrelevantes entre marcas/empresas, entre outras), isso pode não ser prático e nem conveniente. Dessa forma fica a critério do dono do projeto decidir qual a melhor forma de customizar o projeto.

Sou obrigado a efetuar customizações?

Não, você não é obrigado a efetuar customizações em seu projeto. Entretanto é extremamente recomendável que você faça, pois elas aumentam suas chances de conseguir um patrocinador.

Quantas customizações são permitidas?

O número de customizações permitidas depende do seu plano de assinatura. O plano gratuito permite que você efetue 2 customizações.

Qual a relação entre a Parte II da proposta e as customizações?

Ambas as sessões possuem as mesmas informações para serem preenchidas. A parte II é o que nós convencionamos chamar de “customização genérica”.

Caso você customize a proposta para um determinado setor, por exemplo, material esportivo, as empresas de outros setores irão visualizar a sua proposta genérica, e não a customizada. Já as empresas de material esportivo, irão visualizar a proposta customizada.

Erros de Preenchimento da Proposta

Ao enviar a proposta sempre aparecem erros de preenchimento. O que eu faço para evitar isso?

Caso você encontre erros de preenchimento, procure corrigir o campo em que o erro foi apontado. Existem 3 tipos de erros comuns:

  • Campo obrigatório foi deixado em branco;
  • O campo possui um conjunto de caracteres inferior ao mínimo permitido ou superior ao máximo permitido;
  • O campo possui caracteres inválidos.

Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento correto de um campo no formulário, consulte as instruções de preenchimento ou clique 1 vez no rótulo do campo, ou dê um triplo clique(em alguns campos pode ser necessário clicar 4 vezes) no campo para que apareçam as instruções de preenchimento, logo abaixo do campo.

Qual o significado do erro de que um campo não pode ficar em branco?

Alguns campos são de preenchimento obrigatório, dessa forma eles devem ser preenchidos. Caso esses campos não sejam preenchidos, o sistema irá apresentar a mensagem de erro de que o campo não pode ficar em branco.

Há 2 tipos de campos obrigatórios. Alguns campos como "Tipo de Patrocínio", "Nome do Projeto" e "Descrição do projeto" são de preenchimento obrigatório. Esses campos devem ser preenchidos sempre.

Outra situação ocorre quando se preenche um dos campos de um conjunto de campos que não são obrigatórios. Porém, ao preencher um desses campos, o preenchimento de todos os outros campos do conjunto torna-se obrigatório.

Exemplo: O conjunto de campos das “Principais Conquistas” do atleta (ao selecionar um projeto "esportivo", do tipo "atleta") formado por "Título", "Torneio", "Ano" e "Abrangência". Esses campos não são de preenchimento obrigatório, eles podem ficar em branco, mas se você iniciar o preenchimento desse conjunto de campos, todos os 4 campos tornam-se de preenchimento obrigatório.

Como identificar se um campo é de preenchimento obrigatório?

Há duas formas de identificar um campo obrigatório:

  • O Rótulo do campo possui um sinal de *;
  • As instruções de preenchimento indicam se o campo é obrigatório.

O que significa a mensagem de erro que um campo possui caracteres inválidos ou que está num formato inadequado?

Essa mensagem ocorre em duas ocasiões:

  1. Quando ocorre a utilização de um caractere não permitido naquele campo;
  2. Exemplo:

    • Preencher um campo que permite apenas números (telefone) com uma letra;
    • Digitar um número em um campo que permite apenas a utilização de letras, por exemplo o "nome";
    • Digitar o caractere "&" em campo que não permite a utilização de caracteres especiais.

  3. Quando ocorre o preenchimento do campo em formato inadequado.
  4. Exemplo:

    Supondo um campo de data para ser preenchido no formato DD/MM/AAAA, ou seja, 2 dígitos para o dia, caractere "/", dois dígitos para o mês, "/" e 4 dígitos para o ano, os seguintes casos irão apresentar erros:

    • 1/12/2009 – dia possui apenas 1 dígito. O correto seria 01/12/2009.
    • 25/07/15 – o ano possui apenas dois dígitos. O correto seria 25/07/2015.
    • 03052012 – Os caracteres separadores "/" não estão presentes. O correto seria 03/05/2012.

Como descobrir qual a forma correta de preencher um campo?

Consulte as instruções de preenchimento para verificar a forma correta de preencher um campo.

O que significa a mensagem de erro que o valor em um campo é menor que o número mínimo de caracteres permitidos?

Há dois significados possíveis:

Nos campos de textos, significa que você precisa completar melhor a sua resposta para atingir o número mínimo de caracteres exigidos. Por exemplo, em um campo que necessita de pelo menos 20 caracteres para ser válido, se você digitar apenas 15, você precisará digitar mais 5 para que a resposta seja aceita.

Nos campos numéricos significa que você digitou um número menor do que o mínimo permitido.

Consulte as instruções de preenchimento para verificar a forma correta de preencher um campo.

O que significa a mensagem de erro que o valor em um campo é maior do que o número máximo de caracteres permitidos?

Há dois significados possíveis:

Nos campos de textos, significa que você precisa resumir melhor a sua resposta para não exceder o número máximo de caracteres permitidos. Por exemplo, em um campo que permite, no máximo, 50 caracteres para ser válido, se você digitar 80, você precisará reescrever a sua resposta em 50 caracteres.

Nos campos numéricos significa que você digitou um número maior do que o máximo permitido.

Consulte as instruções de preenchimento para verificar a forma correta de preencher um campo.

Qual a diferença entre orientações e instruções de preenchimento?

As orientações contêm dicas de preparação para o preenchimento da proposta. Já as instruções, contém informações detalhadas sobre como deve ser efetuado o preenchimento de cada campo.

Quais informações são oferecidas nas instruções de preenchimento?

Em cada campo são oferecidos até 7 itens de instruções. Nem todos, os campos possuem instruções de todos os itens.

  • O que é? - Explicação do que é pedido no campo;
  • Exemplo - Um exemplo de como o campo deve ser preenchido;
  • Dica - oferece uma dica, para evitar erros, ou para preencher de forma apropriada;
  • Obrigatório - Indica se o campo é de preenchimento obrigatório;
  • Aceita itens adicionais - Se o campo aceita itens adicionais. Para adicionar itens adicionais basta clicar no botão com sinal de "+" ao lado do campo. Para excluir itens adicionais basta clicar no botão com sinal de "-" ao lado do campo;
  • Quais caracteres são permitidos - Indica os caracteres permitidos no preenchimento do campo. Alguns aceitam letras, apenas números e etc;
  • Quantos caracteres são permitidos - Os números mínimo e máximo de caracteres permitidos;
  • Forma de preenchimento - presente em alguns itens, indica de que forma o campo deve ser preenchido.

Pagamento

Quais os meios de pagamento aceitos?

Todo o pagamento é efetuado por intermédio do PagSeguro. Assim são aceitos, todos os meios de pagamento com que eles trabalham. Há as opções de cartão de crédito, débito online, débito em conta e boleto bancário. Acesse o PagSeguro para verificar quais os meios de pagamento aceito.

A transação é segura?

Sim, a transação é processada no ambiente seguro do pagseguro. Nós não armazenamos seus dados de pagamento.

O Patrocínio Preciso pretende oferecer outro operador de pagamento?

Sim, pretendemos oferecer a possibilidade de comprar via PayPal.

É possível parcelar a compra?

Por meio do pagamento com cartão de crédito, é possível parcelar a compra através do PagSeguro. Essa opção será apresentada durante o processo de pagamento. Fique atento, ao fato de que o PagSeguro pode cobrar juros, dependendo do valor da compra e do número de parcelas.

Existe alguma taxa cobrada no pagamento por boleto bancário?

Sim, o PagSeguro cobra uma taxa no valor de R$ 1,00 para pagamentos com boleto bancário, para compensar as despesas bancárias.

A cobrança dos planos é recorrente?

Não, o valor é cobrado uma única vez.

Assim, se você optar pelo plano mensal, após o fim do período você terá que efetuar uma nova compra. Se desejar assinar por um longo período e não quiser efetuar o pagamento a vista, você pode parcelar a compra.

Quanto tempo demora para liberar o acesso ao site após efetuada a compra?

O acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento. Para pagamentos no cartão de crédito e débito online a confirmação demora entre alguns minutos e algumas horas. Já para pagamentos por boleto bancário o tempo varia entre 1 e 3 dias após a data do pagamento.

Perfil, Subperfil e GOPP

O que é um perfil?

Perfil é uma subdivisão da sua conta que tem por finalidade de organizar melhor sua utilização do site.

Existem 2 tipos de perfil: Perfil para quem está em busca de patrocinador e o perfil para quem deseja patrocinar.

  • Perfil para quem busca patrocinador(apenas agências): Supondo que você deseje elaborar 2 projetos para clientes diferentes, se seu plano permitir, você pode criar um perfil para o primeiro cliente e outro para o segundo. Dessa forma, sua conta fica muito mais organizada.
  • Perfil para quem deseja patrocinar: supondo que sua empresa possua marcas com características distintas entre si, pode-se criar um perfil para cada marca.

O que é um subperfil?

Presente apenas nos perfis de quem deseja patrocinar, subperfil é uma subdivisão do perfil. Tem finalidade apenas interna. Cada perfil pode permitir 1 ou mais subperfis, de acordo com seu plano de assinatura.

Para oferecer um exemplo concreto, supondo que uma marca possua 3 linhas de produtos que possuam características distintas, pode-se criar um subperfil para cada linha de produtos.

Cada subperfil contém um GOPP. As informações do subperfil são privadas e servem para melhor se organizar e configurar os GOPPs.

O que é um GOPP?

GOPP é o acrônimo do “Guia de Orientações de Proposta de Patrocínio”.

O que é o "Guia de Orientações de proposta de Patrocínio"?

O "Guia de Orientações de proposta de Patrocínio" ou simplesmente GOPP é um documento que contém as políticas e necessidades de patrocínio de uma empresa. Esse documento contém informações que irão nortear quem deseja enviar uma proposta de patrocínio para a empresa.

Qual a diferença entre um subperfil e um GOPP?

O GOPP é parte integrante do subperfil. Todas as informações contidas nele serão divulgadas para o público. Já o subperfil contém informações apenas para sua utilização interna. Essas informações não são divulgadas.

Quais as principais vantagens de um GOPP?

A principal vantagem é que ao divulgar o que a empresa deseja, ela evita de receber propostas indesejadas e aumenta o número de propostas recebidas que se adéquam aos seus interesses. Assim a empresa recebe no geral menos propostas, porém, dentre as recebidas a grande maioria se destina a atender os seus interesses.

Por outro lado, quem busca um patrocinador também se beneficia, pois não desprende tempo e energia elaborando uma proposta para uma empresa que não terá interesse em seu projeto. Dessa forma, direciona todos seus recursos para as empresas que podem ter interesse no projeto e, consequentemente, aumenta de forma considerável as chances de sucesso.

Quantos GOPPs eu posso criar?

O número de GOPPs que se pode criar depende do seu plano de assinatura. Cada subperfil permite criar 1 GOPP. Assim, se seu plano permite criar 2 perfis e 3 subperfis por perfil, você poderá criar até 6 GOPPs.

Quais os passos para elaborar um GOPP?

  1. Caso já possua um perfil, clique em Lista de Perfis;
  2. Escolha o perfil desejado e clique no ícone correspondente na coluna Subperfil;
  3. Na página de subperfis clique em + subperfil e você será direcionado para criar um novo subperfil e um novo GOPP.

Quais as vantagens de direcionar o recebimento de propostas para o patrocínio preciso?

Todas as propostas no mesmo lugar, facilidade na pesquisa, análise, seleção e na administração das propostas.

O que é uma “Proposta GOPP”?

Uma proposta GOPP é uma proposta de patrocínio que foi direcionada para um GOPP específico.

Essa proposta será visível apenas para a empresa que divulgou esse GOPP.

Quais a diferenças entre uma “proposta GOPP” e uma “proposta normal”?

Há algumas diferenças:

  • A proposta GOPP é direcionada apenas para a empresa que divulgou o GOPP, podendo ser pesquisada apenas por ela. Propostas GOPPs não admitem customizações. O número de propostas GOPP permitidas para elaborar é ilimitado.
  • Já, as propostas normais estão disponíveis para serem pesquisadas por todas as empresas e admitem customizações. O número de propostas normais permitidos para elaborar é determinado pelo plano de assinatura do usuário.

Quais as principais vantagens de uma proposta GOPP?

As principais vantagens são:

  1. Desprender tempo e energia em uma proposta que efetivamente pode ter chances de atrair interesse de patrocinadores;
  2. Ao conhecer as necessidades da empresa e elaborar a proposta de maneira a satisfazê-las, aumentam as chances de sucesso do seu projeto;
  3. A quantidade de propostas GOPP que você pode elaborar é ilimitada em todos os planos.

É possível elaborar customizações adicionais de uma proposta GOPP?

Não, não é possível pelo simples fato de que a proposta é direcionada para uma única empresa. Assim, essa proposta já está elaborada levando-se em conta as necessidades e políticas de patrocínio da empresa definidas no GOPP.

Quantas propostas GOPPs são permitidas elaborar?

Não há limite para o número de propostas GOPPs que o usuário pode elaborar.

O limite existe apenas para as propostas normais.

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