O Patrocínio Preciso é um site onde quem busca patrocinador encontra empresas que desejam patrocinar e quem deseja patrocinar encontra o patrocínio ideal para suas necessidades.
O funcionamento é muito simples. Se você está em busca de um patrocinador, basta efetuar seu cadastro e preencher uma proposta de patrocínio. Assim, que terminar, ela estará em nosso banco de dados, disponível para ser consultada por eventuais patrocinadores. Se você deseja patrocinar, você deve efetuar o cadastro de pessoa jurídica e escolher um plano de acesso ao site. Após isso, você poderá pesquisar por propostas de acordo com diversos critérios pré-definidos por você, que estejam de acordo com as necessidades da sua empresa.
O Patrocínio Preciso surgiu com a missão de juntar um projeto de patrocínio com a empresa que mais pode se beneficiar desse projeto a fim de que tanto o patrocinador e o patrocinado possam colher inúmeros resultados positivos através dessa união e efetuar uma parceria de longo prazo.
Para que isso ocorra o escolha do patrocínio deve ser ‘precisa’. Assim, oferecemos algumas ferramentas para aumentar a probabilidade que a escolha tenha um alto grau de precisão. No momento oferecemos a customização de propostas para quem busca patrocinador e um sistema criterioso de pesquisa para quem busca uma oportunidade de patrocínio.
Mais do que desejar que as empresas encontrem um projeto para patrocinar, nosso objetivo é que ela encontre um projeto do qual ela possa extrair o máximo para atingir seus objetivos de marketing.
Na outra ponta, mais do que desejar encontrar um patrocinador para o projeto, nosso objetivo é encontrar uma empresa, que não apenas dará suporte financeiro ao projeto, mas acima de tudo será uma parceira em todos os aspectos.
Para pessoas físicas, que estão em busca de patrocínio, há um plano de acesso gratuito. Ao se cadastrar no site, o usuário automaticamente passa a ter acesso a esse plano. Mas há também planos de acesso pagos, para quem deseja elaborar mais propostas e aproveitar mais funcionalidades do serviço.
Para pessoas jurídicas, que desejam patrocinar, não há planos gratuitos.
O Patrocínio Preciso tem por princípio oferecer planos que sejam acessíveis, para informações sobre cada plano (preços e benefícios) efetue seu cadastro e clique em assinar ou clique na página de informações Procuro patrocínio, desejo patrocinar ou agência.
Isso varia com o plano escolhido. O plano gratuito dá direito a 1 proposta e a 2 customizações, o plano básico dá direito a 3 propostas a 5 customizações e o plano Premium dá direito a 5 propostas e 35 customizações.
O principal critério de posicionamento é a relevância dos resultados em relação ao critério de busca. Entretanto, em alguns casos, ocorrem muitos empates. Nessas situações, as propostas dos usuários dos planos de acesso pago terão prioridade.
Por exemplo, caso uma proposta de um usuário do plano gratuito, seja a que possui mais relevância em relação aos critérios de pesquisa, ela irá ocupar o primeiro lugar. Numa outra situação, caso haja empate pelos critérios de relevância, as propostas dos usuários do plano Premium terão prioridade, seguidas pelas propostas dos usuários do plano Basic e, por fim, seguidas pelas propostas dos usuários do plano gratuito.
Estamos desenvolvendo um plano para pessoas e/ou agências que necessitem de um grande número de propostas. Em breve, esse plano estará disponível.
Não existe uma resposta simples para essa pergunta. Entretanto há diversos posts no nosso blog tratando sobre esse assunto. Visite a série de artigos no blog sobre como conseguir patrocínio
Caso você não preencha a parte II da proposta de patrocínio, sua proposta ficará incompleta e as chances de encontrar um potencial patrocinador que se interesse por seu projeto serão diminuídas.
Porém, você pode preencher a parte II em outro momento, para isso siga os seguintes passos:
Deve-se buscar por essas informações, sem poupar esforços, pois os campos obrigatórios contêm informações essenciais para o potencial patrocinador poder efetuar uma análise consistente da proposta.
A busca por informações é um dos grandes desafios de elaborar uma proposta de patrocínio. Há duas informações que são mais difíceis de conseguir:
Conseguir essas informações requer um certo esforço. Abaixo, são listadas algumas fontes de informação que podem ser úteis nessa pesquisa.
Informações sobre a empresa/marca/setor:
Considerações sobre o público-alvo:
Customização, como o próprio nome insinua, é a personalização que pode ser efetuada na proposta para direcioná-la para um setor, uma marca, ou uma empresa levando em consideração as necessidades desse(a) setor/marca/empresa. Ela permite deixar seu projeto mais atrativo a potenciais patrocinadores, uma vez que, na maioria dos casos, empresas, setores e marcas diferentes, possuem necessidades de marketing diferentes.
A customização, talvez, seja o elemento mais importante de uma proposta de patrocínio, pois ele permite que você adéque a sua proposta de acordo com as necessidades de cada potencial patrocinador. Considere a seguinte situação: Você está buscando patrocinadores para um torneio de futebol e após efetuar uma análise você concluiu que empresas de 2 setores se encaixam dentro do perfil do evento: Isotônico e cerveja.
Apesar de os dois serem setores de bebidas, possuem características distintas. O isotônico é utilizado para repor os sais minerais, hidratar e assim proporcionar uma recuperação mais rápida. Já a cerveja é uma bebida alcoólica utilizada para momentos de lazer. Se você tentar elaborar uma única proposta para atingir esses dois setores, há grande risco de atingir apenas um deles ou, na pior das hipóteses, nenhum dos dois. Dificilmente, você conseguirá atingir os dois igualmente, pois há muitas diferenças entre esses dois setores.
Nesse cenário, a customização se faz extremamente útil, pois ela permite que você adapte a proposta levando em consideração as diferentes necessidades de cada um desses setores.
Exemplo prático I: Como o isotônico é um produto utilizado pelos atletas, você pode oferecer um pacote de patrocínio que aceita parte do pagamento em produtos. Dessa forma, você pode oferecer uma quantidade de isotônicos para cada equipe.
Por outro lado, por razões óbvias, você não teria interesse em receber parte do pagamento em cerveja. Nesse caso, você ofereceria apenas pacotes de patrocínio que aceitam pagamentos em dinheiro.
Exemplo prático II: Suponha que as empresas do setor de isotônicos tenham como objetivo demonstrar a qualidade do produto e que as empresas do setor de cerveja tenham, interesse em utilizar o torneio de futebol para criar uma experiência inesquecível para seus principais clientes/fornecedores.
Cada um dos setores possuem necessidades diferentes. Você oferece para as empresas do setor de isotônicos a oportunidade de os atletas da competição beberem o produto durante os jogos. Por outro lado, você oferece hospitalidade(ingressos gratuitos, oportunidade de encontrar com os atletas após os jogos) para as empresas do setor de cervejas.
Exemplo prático III: Em relação aos hábitos de consumo as empresas do setor de isotônicos estarão interessadas em saber, por exemplo: Qual o percentual do público-alvo do projeto que pratica atividades esportivas, se eles consomem isotônicos, qual a quantidade consumida e etc. Já as empresas do setor de cervejas desejam saber, qual o percentual do público que costuma consumir cervejas, com que frequência consomem e etc.
Dentre as principais vantagens podemos citar:
Depende. Em linhas gerais, o ideal seria personalizar a proposta para cada marca. Entretanto, por diversas razões (falta de informações, diferenças irrelevantes entre marcas/empresas, entre outras), isso pode não ser prático e nem conveniente. Dessa forma fica a critério do dono do projeto decidir qual a melhor forma de customizar o projeto.
Não, você não é obrigado a efetuar customizações em seu projeto. Entretanto é extremamente recomendável que você faça, pois elas aumentam suas chances de conseguir um patrocinador.
O número de customizações permitidas depende do seu plano de assinatura. O plano gratuito permite que você efetue 2 customizações.
Ambas as sessões possuem as mesmas informações para serem preenchidas. A parte II é o que nós convencionamos chamar de “customização genérica”.
Caso você customize a proposta para um determinado setor, por exemplo, material esportivo, as empresas de outros setores irão visualizar a sua proposta genérica, e não a customizada. Já as empresas de material esportivo, irão visualizar a proposta customizada.
Caso você encontre erros de preenchimento, procure corrigir o campo em que o erro foi apontado. Existem 3 tipos de erros comuns:
Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento correto de um campo no formulário, consulte as instruções de preenchimento ou clique 1 vez no rótulo do campo, ou dê um triplo clique(em alguns campos pode ser necessário clicar 4 vezes) no campo para que apareçam as instruções de preenchimento, logo abaixo do campo.
Alguns campos são de preenchimento obrigatório, dessa forma eles devem ser preenchidos. Caso esses campos não sejam preenchidos, o sistema irá apresentar a mensagem de erro de que o campo não pode ficar em branco.
Há 2 tipos de campos obrigatórios. Alguns campos como "Tipo de Patrocínio", "Nome do Projeto" e "Descrição do projeto" são de preenchimento obrigatório. Esses campos devem ser preenchidos sempre.
Outra situação ocorre quando se preenche um dos campos de um conjunto de campos que não são obrigatórios. Porém, ao preencher um desses campos, o preenchimento de todos os outros campos do conjunto torna-se obrigatório.
Exemplo: O conjunto de campos das “Principais Conquistas” do atleta (ao selecionar um projeto "esportivo", do tipo "atleta") formado por "Título", "Torneio", "Ano" e "Abrangência". Esses campos não são de preenchimento obrigatório, eles podem ficar em branco, mas se você iniciar o preenchimento desse conjunto de campos, todos os 4 campos tornam-se de preenchimento obrigatório.
Há duas formas de identificar um campo obrigatório:
Essa mensagem ocorre em duas ocasiões:
Exemplo:
Exemplo:
Supondo um campo de data para ser preenchido no formato DD/MM/AAAA, ou seja, 2 dígitos para o dia, caractere "/", dois dígitos para o mês, "/" e 4 dígitos para o ano, os seguintes casos irão apresentar erros:
Consulte as instruções de preenchimento para verificar a forma correta de preencher um campo.
Há dois significados possíveis:
Nos campos de textos, significa que você precisa completar melhor a sua resposta para atingir o número mínimo de caracteres exigidos. Por exemplo, em um campo que necessita de pelo menos 20 caracteres para ser válido, se você digitar apenas 15, você precisará digitar mais 5 para que a resposta seja aceita.
Nos campos numéricos significa que você digitou um número menor do que o mínimo permitido.
Consulte as instruções de preenchimento para verificar a forma correta de preencher um campo.
Há dois significados possíveis:
Nos campos de textos, significa que você precisa resumir melhor a sua resposta para não exceder o número máximo de caracteres permitidos. Por exemplo, em um campo que permite, no máximo, 50 caracteres para ser válido, se você digitar 80, você precisará reescrever a sua resposta em 50 caracteres.
Nos campos numéricos significa que você digitou um número maior do que o máximo permitido.
Consulte as instruções de preenchimento para verificar a forma correta de preencher um campo.
As orientações contêm dicas de preparação para o preenchimento da proposta. Já as instruções, contém informações detalhadas sobre como deve ser efetuado o preenchimento de cada campo.
Em cada campo são oferecidos até 7 itens de instruções. Nem todos, os campos possuem instruções de todos os itens.
Todo o pagamento é efetuado por intermédio do PagSeguro. Assim são aceitos, todos os meios de pagamento com que eles trabalham. Há as opções de cartão de crédito, débito online, débito em conta e boleto bancário. Acesse o PagSeguro para verificar quais os meios de pagamento aceito.
Sim, a transação é processada no ambiente seguro do pagseguro. Nós não armazenamos seus dados de pagamento.
Sim, pretendemos oferecer a possibilidade de comprar via PayPal.
Por meio do pagamento com cartão de crédito, é possível parcelar a compra através do PagSeguro. Essa opção será apresentada durante o processo de pagamento. Fique atento, ao fato de que o PagSeguro pode cobrar juros, dependendo do valor da compra e do número de parcelas.
Sim, o PagSeguro cobra uma taxa no valor de R$ 1,00 para pagamentos com boleto bancário, para compensar as despesas bancárias.
Não, o valor é cobrado uma única vez.
Assim, se você optar pelo plano mensal, após o fim do período você terá que efetuar uma nova compra. Se desejar assinar por um longo período e não quiser efetuar o pagamento a vista, você pode parcelar a compra.
O acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento. Para pagamentos no cartão de crédito e débito online a confirmação demora entre alguns minutos e algumas horas. Já para pagamentos por boleto bancário o tempo varia entre 1 e 3 dias após a data do pagamento.
Perfil é uma subdivisão da sua conta que tem por finalidade de organizar melhor sua utilização do site.
Existem 2 tipos de perfil: Perfil para quem está em busca de patrocinador e o perfil para quem deseja patrocinar.
Presente apenas nos perfis de quem deseja patrocinar, subperfil é uma subdivisão do perfil. Tem finalidade apenas interna. Cada perfil pode permitir 1 ou mais subperfis, de acordo com seu plano de assinatura.
Para oferecer um exemplo concreto, supondo que uma marca possua 3 linhas de produtos que possuam características distintas, pode-se criar um subperfil para cada linha de produtos.
Cada subperfil contém um GOPP. As informações do subperfil são privadas e servem para melhor se organizar e configurar os GOPPs.
GOPP é o acrônimo do “Guia de Orientações de Proposta de Patrocínio”.
O "Guia de Orientações de proposta de Patrocínio" ou simplesmente GOPP é um documento que contém as políticas e necessidades de patrocínio de uma empresa. Esse documento contém informações que irão nortear quem deseja enviar uma proposta de patrocínio para a empresa.
O GOPP é parte integrante do subperfil. Todas as informações contidas nele serão divulgadas para o público. Já o subperfil contém informações apenas para sua utilização interna. Essas informações não são divulgadas.
A principal vantagem é que ao divulgar o que a empresa deseja, ela evita de receber propostas indesejadas e aumenta o número de propostas recebidas que se adéquam aos seus interesses. Assim a empresa recebe no geral menos propostas, porém, dentre as recebidas a grande maioria se destina a atender os seus interesses.
Por outro lado, quem busca um patrocinador também se beneficia, pois não desprende tempo e energia elaborando uma proposta para uma empresa que não terá interesse em seu projeto. Dessa forma, direciona todos seus recursos para as empresas que podem ter interesse no projeto e, consequentemente, aumenta de forma considerável as chances de sucesso.
O número de GOPPs que se pode criar depende do seu plano de assinatura. Cada subperfil permite criar 1 GOPP. Assim, se seu plano permite criar 2 perfis e 3 subperfis por perfil, você poderá criar até 6 GOPPs.
Todas as propostas no mesmo lugar, facilidade na pesquisa, análise, seleção e na administração das propostas.
Uma proposta GOPP é uma proposta de patrocínio que foi direcionada para um GOPP específico.
Essa proposta será visível apenas para a empresa que divulgou esse GOPP.
Há algumas diferenças:
As principais vantagens são:
Não, não é possível pelo simples fato de que a proposta é direcionada para uma única empresa. Assim, essa proposta já está elaborada levando-se em conta as necessidades e políticas de patrocínio da empresa definidas no GOPP.
Não há limite para o número de propostas GOPPs que o usuário pode elaborar.
O limite existe apenas para as propostas normais.