Quais informações exigir em uma proposta de patrocínio
A proposta de patrocínio é o primeiro contato que a empresa possui com uma potencial oportunidade de negócio. Essa proposta deve conter as informações mínimas necessárias para que a empresa possa efetuar uma avaliação precisa.
Porém, nem sempre esse é o caso, aliás, na maioria das vezes, as propostas apresentam problemas de conteúdo. Para evitar esse tipo de situação, apresentamos, abaixo, as informações que uma proposta de patrocínio deve possuir. Ressaltamos que é difícil estabelecer um conteúdo que atenda a todos os tipos de necessidade de todos os tipos de empresa, por isso procuramos definir as informações mínimas necessárias para que a empresa tenha uma base sólida de conhecimento do projeto para poder tomar uma decisão racional.
Informações necessárias em uma proposta de patrocínio
-
Introdução: Uma breve apresentação do projeto, descrevendo, de forma sucinta, do que ele se trata e os benefícios que a empresa conquista ao patrocinar.
-
Características e Diferenciais do Projeto: Conjunto de informações que definem o projeto. São informações técnicas e descritivas e que variam de acordo com a natureza do projeto. Por exemplo, um evento esportivo ofereceria as seguintes informações: Data de realização, local, participantes (quem são e em que número), número de espectadores previstos, e etc.
Deve-se destacar, também, as características únicas que diferenciam esse projeto de outros de natureza semelhante.
-
Valores e atributos do projeto: Lista de valores e atributos cultuados, transmitidos e associados ao projeto. Pode-se cobrar uma justificativa do por que de cada valor e/ou atributo está presente no projeto.
-
Perfil do público-alvo: Informações sobre o público-alvo do evento. As empresas costumam exigir informações demográficas e psicográficas, além de informações sobre os hábitos de consumo. Se necessitar a empresa pode exigir outros tipos de informação.
-
Divulgação e atividades nas redes sociais: Com o aumento da importância das redes sociais, deve-se exigir o fornecimento das estratégias de utilização das redes sociais, bem como informações mais técnicas. Por exemplo, redes em que está presente, número de seguidores, frequência de publicações, engajamento do público e etc.
-
Cobertura de mídia: Lista dos veículos que irão efetuar a cobertura do projeto e a frequência com que será efetuada.
-
Propriedades de marketing oferecidas: Lista e explicação de todas as propriedades/contrapartidas que serão oferecidas ao patrocinador.
-
Pacotes de Patrocínio: Lista de cada pacote de patrocínio a ser oferecido para a empresa. Também chamados de quota, os pacotes são formados por um conjunto de propriedades de marketing oferecidas e por um valor monetário e/ou uma quantidade de produtos a ser(em) pago(s) pela empresa. Incentive os proponentes a enviarem propostas com pacotes de patrocínio customizados (que levem em consideração as necessidades de marketing da empresa).
-
Justificativa: a seção mais importante, porém a menos presente nas propostas de patrocínio. Nesse espaço, quem envia o projeto tem que provar, de forma objetiva, por que a empresa deve efetuar esse patrocínio.
Informações Opcionais
Além dessas informações, há outras que não são obrigatórias, mas que, se presentes, agregam muito valor à proposta de patrocínio.
-
Ações de Marketing Sugeridas: Sugestões de ações de marketing para que a empresa possa alcançar seus objetivos. O proponente que enviá-las, normalmente, está engajado em garantir que a empresa obtenha o retorno esperado com esse patrocínio. Além disso, a empresa pode encontrar sugestões de ações que ela mesma poderia não ter pensado.
-
Resultados obtidos por patrocinadores anteriores: Exposição dos resultados alcançados por antigos patrocinadores. Esse tipo de informação pode ser muito útil para empresa entender o potencial da oportunidade. Porém, não é muito comum os proponentes terem acesso a essas informações.
Conclusão
Essas são as informações necessárias que as empresas devem exigir de quem deseja enviar uma proposta de patrocínio. Um projeto que contenha todas essas informações poderá ser avaliado de maneira objetiva, precisa e eficiente.
Créditos da imagem