5 sinais de que seu processo de recebimento de propostas de patrocínio necessita de melhorias
O recebimento de propostas de patrocínio é uma importante etapa do processo de patrocínio que não recebe a merecida atenção por parte das empresas. Um processo de recebimento eficiente torna a avaliação de propostas mais rápida e aumenta as chances de encontrar um projeto “sob medida” para atender as necessidades de patrocínio da empresa.
Abaixo, listamos 5 sinais que indicam que esse processo não está funcionando com deveria:
1) Maioria das propostas recebidas não atendem as necessidades da empresa
Se apenas um pequeno percentual das propostas recebidas interessam à empresa, esta está desperdiçando valiosos recursos (que poderiam ser mais bem empregados, planejando ações de ativação, por exemplo) avaliando propostas que não atendem aos seus requisitos. Essa situação é comum no mercado e indica que quem envia propostas para a organização não conhece suas necessidades de patrocínio.
2) Propostas não chegam à empresa com a antecedência necessária
Neste caso, a empresa recebe uma proposta atraente, adequada às suas necessidades, porém ela chega muito próxima da data do evento. Dessa forma, a empresa não possui tempo suficiente para planejar o patrocínio e poder extrair o máximo dele. Assim, a empresa fica diante de um dilema: Deixar passar uma boa oportunidade ou efetuar o patrocínio, porém sem poder alcançar os resultados que deveria.
3) Propostas chegam por diversos canais
As propostas chegam até a empresa por diversos meios (diferentes endereços de e-mail, endereços postais, etc.). Isso, além de tornar o processo desorganizado, deixa as propostas mais suscetíveis:
- a serem extraviadas, principalmente as que chegam pelo correio;
- a chegarem com atraso nas mãos do responsável pela avaliação.
4) Problemas com o conteúdo das propostas recebidas
Essa é uma situação muito comum. São dois, os problemas observados no conteúdo das propostas:
- Informações desnecessárias que deixam a proposta mais longa do que deveria ser, tornando sua avaliação mais demorada;
- Ausência de informações essenciais para que a empresa possa tomar uma decisão racional.
Normalmente, os dois elementos acima estão presentes nas propostas de patrocínio, porém, em diferentes escalas.
5) Propostas não customizadas
Outra situação recorrente está no alto índice de propostas genéricas recebidas, isto é, propostas de patrocínio que não levam em consideração as necessidades específicas da empresa.
Um projeto está adaptado às necessidades de patrocínio da empresa, indica que o indicam que o potencial patrocinado fez sua lição de casa e entende o que a empresa busca em um patrocínio.
Além disso, caso as partes fechem um acordo, fica muito mais fácil trabalhar um patrocínio com quem compreende suas necessidades e seu ponto de vista.
Considerações finais
Destacamos os principais problemas encontrados nos processos de recebimento de propostas de patrocínio. Caso alguma situação acima seja familiar a sua empresa, é de fundamental importância efetuar melhorias no processo para torná-lo mais eficiente.
Uma solução simples para minimizar esses problemas consiste em criar Guia de Orientações de Propostas de Patrocínio ou apenas GOPP. Ele é um documento que irá informar ao mercado, quais tipos de projetos interessam à empresa e como se deve proceder para enviar uma proposta de patrocínio. O resultado aparecerá rapidamente.
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