Como Conseguir Patrocínio V – Proposta de Patrocínio IV
Dando prosseguimento à série sobre como conseguir patrocínio, nesse artigo vamos abordar 3 itens que não são obrigatórios, mas que podem agregar valor à proposta se utilizados da forma adequada. Se não forem utilizados da forma correta, o efeito pode ser o oposto.
Ações de Marketing Sugeridas
Essa pode ser considerada a “cereja do bolo”. Neste item, o objetivo é sugerir ações de marketing a serem executadas pela empresa utilizando as propriedades de marketing oferecidas. Se você fez a sua lição de casa, estudou a empresa, customizou a proposta para ela, você não terá muita dificuldade em criar ações de marketing adequadas à ela.
Esse item serve a dois propósitos:
- Demonstrar que você está comprometido com o patrocinador e interessado em que ele alcance seus objetivos de marketing;
- Demonstrar que você detém um bom conhecimento sobre as necessidades do patrocinador.
A sugestão de ações de marketing criativas, viáveis e adequadas aos objetivos de marketing da empresa pode ser fundamental na decisão dela de patrocinar ou não o projeto.
Exemplo
Patrocínio de uma empresa de bebida energética a um triatleta.
- Cada vez que o atleta obtiver uma conquista (medalha numa competição importante, um recorde, uma colocação inédita) a empresa realiza uma promoção que pode ser:
- Desconto na compra de produtos;
- Distribuição de brindes mediante a compra de produtos;
- Criação de packs promocionais.
- Para aumentar tráfego da ‘fanpage’ nas redes sociais ou no website da empresa, utilizar o atleta para criar conteúdo exclusivo:
- Atleta responde a perguntas do público;
- Publicação de série de vídeos demonstrando a rotina de treinamentos;
- Publicação de vídeos, fotos e depoimentos sobre os bastidores da competição, treinamento ou outro evento.
Resultados obtidos por patrocinadores anteriores
Nesse item, você vai expor um estudo de caso de forma resumida sobre os resultados obtidos por uma empresa que lhe patrocinou no passado. Basicamente, deve-se responder a algumas questões básicas:
- Qual o objetivo do patrocínio?/Por que a empresa patrocinou?
- Quais ações a empresa efetuou?
- Quais os resultados alcançados por ela?
Exemplo
A Empresa ABC enfrentou um período de queda de vendas no segmento de homens entre 25 e 35 anos. Ela resolveu patrocinar o nosso campeonato de corridas automobilísticas, que possuía, como público-alvo, homens na mesma faixa de idade. Durante o patrocínio a empresa efetuou diversas ações de ativação, procurando interagir com esse público. Após um ano de patrocínio, os números de vendas desse segmento tiveram um crescimento de 250%, superando a meta estabelecida pela empresa para o primeiro ano de contrato.
Anexos
A seção de anexos deve conter informações complementares, que já foram abordadas durante a proposta, fontes que comprovem informações oferecidas na proposta, ou outras informações que acrescentem conteúdo, mas que não se encaixam em nenhuma outra seção.
Os anexos devem ser sucintos e devem, realmente, acrescentar algo à proposta. A ideia principal consiste em oferecer mais informações, caso o avaliador deseje se aprofundar na proposta.
Exemplos
Na descrição do público-alvo, você destacou as principais características do seu público-alvo. Caso você julgue conveniente, você pode acrescentar outros dados do público-alvo no anexo.
Pode-se acrescentar algumas fotografias do evento, ou (algumas) matérias de jornal/internet, para que o avaliador possa ter uma visão mais concreta do evento.
Esse artigo encerra a série sobre o conteúdo da proposta de patrocínio.
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