Como parar de receber propostas de patrocínio indesejadas

Como parar de receber propostas de patrocínio indesejadas

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Um problema comum e recorrente encontrado pelas empresas é que um número muito pequeno dentre as propostas de patrocínio recebidas realmente se ajustam ao que a empresa necessita.

A regra é:

  • Pelo menos 80% não interessam a empresa;
  • Mesmo quando interessa à empresa, em muitos casos, a proposta é mal elaborada.

A solução para esse problema é bastante simples: basta informar ao mercado as necessidades de patrocínio da empresa.

Ao informar o que deseja, algumas consequências são imediatas:

  • Diminuição no número total de propostas recebidas;
  • Melhoria na qualidade das propostas recebidas;
  • Aumento na quantidade de propostas recebidas que interessam à empresa;
  • Diminuição do número de propostas recebidas que não se encaixam nos requisitos exigidos pela empresa.

GOPP – Guia de Orientações de Propostas de Patrocínio

Após efetuar todo o planejamento de patrocínio para estabelecer suas necessidades de patrocínio, a empresa deve comunicá-las ao mercado.

A maneira mais prática de fazer isso é incluí-las em um guia acessível a todos que desejarem enviar um projeto à empresa.

Esse guia é chamado de Guia de Orientações de Propostas de Patrocínio ou simplesmente GOPP.

Conteúdo do GOPP

A natureza das informações fornecidas pode variar de empresa para e empresa, mas a relação abaixo fornece um ponto de partida para qualquer empresa.

O documento deve ser objetivo e escrito em linguagem simples.

Introdução: Descreva as orientações gerais que o proponente deve seguir e ressalte as características que a proposta de patrocínio deve possuir para que possa ser considerada pela empresa.

Patrocínios desejados: Informe os tipos de patrocínio que deseja efetuar. Por exemplo:

  • Se deseja efetuar patrocínio cultural e/ou esportivo;
  • A lista das modalidades esportivas que tem interesse;
  • Se pretende utilizar projetos aprovados pelas leis de incentivo.

Patrocínios que não efetua: ao contrário do anterior, informe os tipos de patrocínio que não tem interesse em patrocinar. Por exemplo:

  • Esportes de luta;
  • Entidades que enfrentem muitos processos judiciais;
  • Eventos financiados com dinheiro público.

Pode parecer redundante listar os projetos que não tem interesse, uma vez que já publicou as características dos desejados, mas é importante apresentá-los, pois mesmo projetos que pareçam pertencer aos desejados podem conter algum critério de exclusão.

Marcas: Listar as marcas da empresa a que esse GOPP se refere. Caso a empresa possua marcas com características distintas, cada marca deve possuir um GOPP próprio.

Valores e atributos: Relação dos valores e atributos com os quais deseja se associar.

Público-alvo: Características do público-alvo com que deseja se comunicar.

Oportunidades pretendidas: Listar de forma genérica as oportunidades que o patrocínio deve lhe proporcionar. Por exemplo:

  • Permitir hospitalidade para clientes importantes;
  • Fornecer conteúdo para as redes sociais.

Objetivos de marketing: Listar de forma superficial os objetivos de marketing que o patrocínio deve permitir que a empresa alcance. Não é necessário ser muito específico. Ofereça informações suficientes para que o proponente tenha uma ideia do que sua empresa busca.

Processo de seleção: Breve explicação das etapas do processo de seleção de propostas.

Formas de pagamento: Os meios que a empresa utiliza para efetuar o pagamento a um patrocínio:

  • Dinheiro;
  • Produtos e Serviços;
  • Dinheiro e Produtos e Serviços.

Faixa de valores e antecedência de envio: As faixas de valores mínimos e máximos que a empresa pretende investir em patrocínio e a antecedência com que cada proposta dentro de cada faixa de valores deve ser efetuada. Quanto menor o valor do patrocínio, em tese, menos tempo é necessário. Por exemplo:

  • Patrocínios entre R$ 1.000 e R$ 35.000 – 3 meses de antecedência;
  • Patrocínios entre R$ 40.000 e R$ 300.000 – 6 meses de antecedência;
  • Patrocínios entre R$ 300.000 e R$ 500.000 – 1 ano de antecedência.

Patrocínio Pontual: Essa modalidade de patrocínio tornou-se popular nos últimos anos. A empresa deve informar se efetua ou não patrocínios pontuais. Em caso positivo, deve informar, também, os valores e a antecedência de envio das propostas.

Conteúdo da Proposta: Liste as informações que devem ser fornecidas na proposta de patrocínio.

Considerações finais: Forneça informações que não se encaixem em nenhum outro item.

Divulgação

Após elaborar o GOPP, deve-se divulgá-lo ao máximo. Assim, quem desejar enviar uma proposta terá fácil acesso a ele.

Recomenda-se:

  • Criar uma página específica para o GOPP no Website da empresa, de preferência com um link na homepage;
  • Divulgar nas redes sociais da empresa;
  • Divulgar no blog;
  • Sempre que for oferecer uma resposta sobre uma proposta de patrocínio, inclua uma cópia do GOPP, em anexo, ou o link para ele.

É fundamental divulgar o GOPP para que um eventual proponente tenha conhecimento do conteúdo antes de enviar uma proposta.

A etapa mais trabalhosa do GOPP já foi efetuada na etapa de planejamento de patrocínio. Não poupe esforços na elaboração desse documento. Ele impede que você desperdice seu tempo avaliando propostas de patrocínio indesejadas e permite que você utilize esse tempo de forma mais produtiva, por exemplo, planejando os futuros patrocínios.




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