Pergunta da Semana (3)
Com quanto tempo de antecedência devo enviar a proposta para um potencial patrocinador?
Ao receber uma proposta de patrocínio a empresa segue alguns passos obrigatórios:
- Avaliar a proposta
- ‘Vender’ o projeto internamente;
- Negociar as bases do acordo;
- Planejar o patrocínio (após fechado o acordo).
Quanto maior o projeto e o valor do patrocínio, mais tempo demanda para a empresa executar cada uma dessas etapas. Assim em linhas gerais, é prudente adotar as seguintes recomendações:
- Projetos grandes: entre 1 ano e meio e 2 anos de antecedência.
- Projetos médios: entre 1 ano e 1 ano e meio.
- Projetos pequenos: pelo menos 6 meses de antecedência.
- Patrocínios pontuais: menos de 6 meses. Estes não costumam possuir um valor elevado e as empresas interessadas nesse tipo de ação não necessitam de tempo para planejar o patrocínio, já que, via de regra, estão interessadas apenas na visibilidade gerada.
Na próxima semana, responderemos outra pergunta. Envie sua pergunta pelo twitter @patpreciso com a hashtag #PerguntaDaSemanaPP, por e-mail (perguntadasemana@patrociniopreciso.com.br), pelo facebook ou pelo contato no nosso site.