Como Conseguir Patrocínio IV – Proposta de Patrocínio III
Continuando com a série sobre como conseguir patrocínio, nesse artigo vamos abordar 2 dos principais elementos que devem fazem parte de uma proposta de patrocínio: os pacotes e a justificativa.
Pacotes de Patrocínio
Uma vez que as propriedades de marketing tenham sido definidas, elas não serão todas oferecidas de uma vez só. É preciso reuni-las em um pacote e estabelecer um preço e um nome. Também deve ser definido, se será aceito o pagamento em produtos. Em caso positivo, deve-se estabelecer o tipo de produto e qual o valor máximo será aceito.
É importante ressaltar, que os pacotes de patrocínio podem e devem ser customizados, afinal empresas/marcas diferentes possuem necessidades diferentes. Assim, um pacote de patrocínio ajustado a cada empresa pode ser determinante no sucesso da captação de patrocínio.
Uma dica é definir pacotes para diversas faixas de preço e também para diversas necessidades (por exemplo, pacote focado em hospitalidade ou pacote focado em atividades online e etc.).
Exemplo
Pacotes de patrocínio oferecidos na proposta para empresa de material esportivo.
Pacote Máster
Valor: R$ 200.000,00
Propriedades de Marketing incluídas:
- Naming Rights da competição;
- Naming Rights de premiação de melhor jogador do torneio;
- Placas laterais em todos os jogos da competição;
- 50 ingressos por jogo;
- 5 credenciais de estacionamento.
Aceita pagamento em produtos: Não
Pacote hospitalidade
Valor: R$ 50.000,00
Propriedades de marketing incluídas:
- 50 ingressos por jogo – setor vip;
- 100 ingressos por jogo – setor cadeiras cobertas;
- 10 credenciais de estacionamento por jogo.
- 4 credenciais de acesso aos vestiários após as partidas.
Aceita pagamento em produtos: Sim, 20% do valor total do pacote (R$ 10.000) podem ser pago em bolas de futebol.
Número de páginas: 1-3
Justificativa
Esse é o item mais importante na proposta. Nele você justifica para a empresa, utilizando bons argumentos, que investir no seu projeto é um excelente negócio para ela. Demonstre, utilizando os dados fornecidos anteriormente, que há alinhamento de valores, que o público-alvo do projeto faz parte do público-alvo da empresa e, acima de tudo, que é altamente benéfico para ela utilizar o projeto como plataforma para atingir objetivos de marketing.
Além disso, ao demonstrar preocupação em atender as necessidades da empresa, o seu projeto se destaca diante de todos os outros e aumenta as chances de conseguir um patrocinador.
Número de páginas: 1.
No próximo artigo abordaremos alguns itens opcionais que agregam muito valor à proposta.
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