Como Conseguir Patrocínio III – Proposta de Patrocínio II
No post anterior, listamos alguns itens que devem ser incluídos em uma proposta de patrocínio. Com exceção da segunda parte da introdução (o envolvimento do patrocinador com o projeto), todas os outros são estáticos, ou seja não sofrem grandes modificações quando você for customizar a proposta para empresas, marcas ou setores diferentes.
Esse não é o caso das seções que serão abordadas nesse artigo. Elas são dinâmicas e podem sofrer alterações e adaptações para cada tipo de potencial patrocinador. Trataremos de customização num artigo subsequente, em breve.
Valores e Atributos
Liste os valores e atributos cultuados e transmitidos pelo seu projeto. Alguns valores são intrínsecos à modalidade esportiva (Corrida de automóveis – velocidade, competição, risco), outras dependem das características do projeto (um evento muito bem organizado, destinado à classe AA pode transmitir qualidade, organização, luxo e etc.).
Procure identificar com precisão os valores e atributos presentes em seu projeto, pois eles terão fundamental importância na seleção de potenciais patrocinadores.
Você deve se perguntar por que os valores e atributos fazem parte da seção customizada da proposta. A resposta é que podem existir diversos valores e atributos que tenham o mesmo peso, mas que uns podem ser mais atrativos para um determinado tipo de empresa do que outros. Dessa forma, ao customizar a proposta para empresa A, você destaca os valores e atributos mais atrativos a ela. Já ao customizar a proposta para a empresa B, você destaca os outros valores mais atrativos a ela.
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Público-alvo e Hábitos de Consumo
Público-alvo corresponde às características em comum do público que é atingido pelo seu projeto. O público que compõe o seu projeto é formado pelos espectadores, participantes, telespectadores e todos os demais que se interessam por ele.
Você pode optar por agrupar o público alvo pelas características demográficas e/ou psicográficas. Não é objetivo desse artigo aprofundar nessa questão, mas em linhas gerais as características demográficas referem-se a sexo, faixa etária, renda, escolaridade, localização geográfica e etc. Já as características psicográficas referem-se aos valores, às crenças, às atitudes e ao estilo de vida.
Exemplos:
- Demográficas
- 45% são do sexo masculino, têm idade entre 24-35 anos, pertencem à classe B e vivem em SP;
- 34% são do sexo feminino;
- 17% têm idade entre 30-39 anos;
- 55% vivem no RJ e pertencem à classe C.
- Psicográficas
- 45% se preocupam com bem-estar e aparência;
- 62% possuem valore éticos e morais rígidos;
- 37% possuem um estilo de vida aventureiro.
Os Hábitos de consumo correspondem à forma com que o seu público compra e utiliza produtos/serviços. Deve-se listar os hábitos de consumo que sejam do interesse do potencial patrocinador.
Exemplo I: Seu público tem interesse em videogames, então você elabora uma proposta para a Sony (Playstation):
- 35% jogam videogame por 2h todos os dias;
- 21% jogam videogame 1h por dia 3 vezes por semana;
- 56% compram um jogo novo a cada mês.
Exemplo II: Você elabora uma proposta para a Nike:
- 72% praticam atividades físicas regularmente 3 vezes por semana;
- 60% gastam 200 reais por mês, em média, em artigos esportivos.
Pode-se combinar os hábitos de consumo com as características demográficas e/ou psicográficas.
Exemplo III: Você elabora uma proposta para uma companhia aérea:
- 35% do público masculino entre 30 e 39 anos viaja de avião 6 vezes por ano;
- 55% do público viaja para o exterior em busca de aventuras pelo menos 3 vezes por ano.
Essas informações são de extrema utilidade para os patrocinadores e podem aumentar consideravelmente as chances de conseguir um patrocinador, porém elas não são fáceis de conseguir. Você terá que fazer uma pesquisa com seu público-alvo para colher essas valiosas informações.
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No próximo post abordaremos 2 importantes itens que não podem faltar na proposta de patrocínio: os pacotes de patrocínio e a justificativa.
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