Como Conseguir Patrocínio II – Proposta de Patrocínio I
Continuando a série de posts sobre como conseguir patrocínio, o assunto desse artigo será a proposta de patrocínio
A proposta de patrocínio é fundamental para ter sucesso na busca por patrocinadores. É através dela que o potencial patrocinador vai ter o primeiro contato e tomar conhecimento do seu projeto. Uma boa proposta atrai o interesse dele, já uma proposta ruim acaba com as chances de se conseguir patrocínio.
A proposta deve possuir conteúdo relevante para o patrocinador efetuar uma análise crítica sobre o projeto.
Abaixo, listamos e explicamos as seções que devem aparecer nas propostas de patrocínio, além de oferecermos o número de páginas que cada seção deve conter (apenas um valor de referência, que não precisa ser seguido religiosamente):
Introdução
A Introdução tem a função de atrair a atenção do avaliador para o seu projeto. Normalmente, esse ponto define se ele irá continuar a ler sua proposta com interesse ou não.
Você deve fornecer uma visão geral do seu projeto e dos benefícios que ele trará para o patrocinador. Faça com que o avaliador consiga, não só, visualizar o projeto, mas, principalmente, consiga visualizar o envolvimento dele com o projeto. Caso ele consiga enxergar o projeto e os benefícios oferecidos, sua missão foi bem-sucedida.
Nessa seção, é permitido e, até recomendado, utilizar palavras e adjetivos que trazem um pouco de emoção, porém, sem exageros.
Número de páginas: 1.
Definição, Características e Diferenciais do Projeto
Aqui você irá fornecer todas as informações técnicas do projeto.
Caso o projeto seja um evento:
- Tipo de evento;
- Data;
- Local;
- Breve resumo de como será o evento;
- Número de participantes previstos;
- Número de espectadores previstos;
- Breve histórico de edições anteriores;
- Principais diferenciais em relação a projetos similares – Procure focar naquilo que faz o seu projeto ser único.
Caso o projeto seja o patrocínio para uma entidade esportiva:
- Nome da entidade e data de fundação;
- Principais títulos conquistados;
- Em quais modalidades compete;
- Principais competições que irá disputar;
- Perspectivas de sucesso nas competições;
- Principais atletas atuais;
- Breve histórico;
- Principais diferenciais em relação a projetos similares – Procure focar naquilo que faz o seu projeto ser único.
Procure ser o mais claro e objetivo possível.
Número de páginas: 2-3.
Cobertura de mídia
Procure listar os principais veículos que efetuam a cobertura e a frequência com que ela é feita. E caso tenha dados sobre a audiência, acrescente-os.
Exemplos:
- TV globo transmite 3 jogos por mês com audiência média de 20 pontos;
- UOL esporte publica matérias diárias durante o período do evento;
- Blog “XXXXXXXX” efetua a cobertura em tempo real, com total de 1200 visitantes por dia;
- Revista Placar publica reportagens mensais;
- ESPN Brasil faz reportagens em todos os jogos da equipe.
Número de páginas: 1.
Divulgação e Atividades nas Redes Sociais
Aqui você irá listar todas as atividades utilizadas por você para a promoção do projeto (entidade esportiva/evento/etc.).
- Atividades nas redes sociais
- Quais redes sociais;
- O que será divulgado (posts);
- Com que frequência as publicações serão postadas;
- Número de seguidores;
- Número de curtidas;
- Número de compartilhamentos.
- Website/Blog próprio
- Resumo do conteúdo;
- Número de visitantes;
- Número de Hits.
- Divulgação
- Anúncios em jornal;
- Anúncios em Revista;
- Anúncios em internet;
- Anúncios na TV;
- A frequência com que serão efetuados;
- Press Releases;
- Espaços em rádio/TV/Internet/mídia impressa como resultado de permutas.
Número de páginas: 1-2
Propriedades de Marketing
É a relação de todas as contrapartidas que você oferece para o patrocinador. Elas podem aparecer em uma seção própria ou na seção de pacotes de patrocínio.
Exemplos:
- “Naming Rights” de premiação de melhor jogador do torneio;
- Placas laterais em todos os jogos da competição;
- 50 ingressos por jogo;
- 5 credenciais de estacionamento.
Se você desejar, ao lado do nome você pode acrescentar uma explicação sobre a propriedade de marketing oferecida.
Número de páginas: 1-3
No próximo post são abordados valores e atributos e público-alvo e hábitos de consumo.
Clique aqui para a lista de todos os artigos publicados na série “Como Conseguir Patrocínio”.