Como Conseguir Patrocínio II - Proposta de Patrocínio I - Blog Patrocínio Preciso

Como Conseguir Patrocínio II – Proposta de Patrocínio I

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Continuando a série de posts sobre como conseguir patrocínio, o assunto desse artigo será a proposta de patrocínio

A proposta de patrocínio é fundamental para ter sucesso na busca por patrocinadores. É através dela que o potencial patrocinador vai ter o primeiro contato e tomar conhecimento do seu projeto. Uma boa proposta atrai o interesse dele, já uma proposta ruim acaba com as chances de se conseguir patrocínio.

A proposta deve possuir conteúdo relevante para o patrocinador efetuar uma análise crítica sobre o projeto.

Abaixo, listamos e explicamos as seções que devem aparecer nas propostas de patrocínio, além de oferecermos o número de páginas que cada seção deve conter (apenas um valor de referência, que não precisa ser seguido religiosamente):

Introdução

A Introdução tem a função de atrair a atenção do avaliador para o seu projeto. Normalmente, esse ponto define se ele irá continuar a ler sua proposta com interesse ou não.

Você deve fornecer uma visão geral do seu projeto e dos benefícios que ele trará para o patrocinador. Faça com que o avaliador consiga, não só, visualizar o projeto, mas, principalmente, consiga visualizar o envolvimento dele com o projeto. Caso ele consiga enxergar o projeto e os benefícios oferecidos, sua missão foi bem-sucedida.

Nessa seção, é permitido e, até recomendado, utilizar palavras e adjetivos que trazem um pouco de emoção, porém, sem exageros.

Número de páginas: 1.

Definição, Características e Diferenciais do Projeto

Aqui você irá fornecer todas as informações técnicas do projeto.

Caso o projeto seja um evento:

  • Tipo de evento;
  • Data;
  • Local;
  • Breve resumo de como será o evento;
  • Número de participantes previstos;
  • Número de espectadores previstos;
  • Breve histórico de edições anteriores;
  • Principais diferenciais em relação a projetos similares – Procure focar naquilo que faz o seu projeto ser único.

Caso o projeto seja o patrocínio para uma entidade esportiva:

  • Nome da entidade e data de fundação;
  • Principais títulos conquistados;
  • Em quais modalidades compete;
  • Principais competições que irá disputar;
  • Perspectivas de sucesso nas competições;
  • Principais atletas atuais;
  • Breve histórico;
  • Principais diferenciais em relação a projetos similares – Procure focar naquilo que faz o seu projeto ser único.

Procure ser o mais claro e objetivo possível.

Número de páginas: 2-3.

Cobertura de mídia

Procure listar os principais veículos que efetuam a cobertura e a frequência com que ela é feita. E caso tenha dados sobre a audiência, acrescente-os.

Exemplos:

  • TV globo transmite 3 jogos por mês com audiência média de 20 pontos;
  • UOL esporte publica matérias diárias durante o período do evento;
  • Blog “XXXXXXXX” efetua a cobertura em tempo real, com total de 1200 visitantes por dia;
  • Revista Placar publica reportagens mensais;
  • ESPN Brasil faz reportagens em todos os jogos da equipe.

Número de páginas: 1.

Divulgação e Atividades nas Redes Sociais

Aqui você irá listar todas as atividades utilizadas por você para a promoção do projeto (entidade esportiva/evento/etc.).

  • Atividades nas redes sociais
    • Quais redes sociais;
    • O que será divulgado (posts);
    • Com que frequência as publicações serão postadas;
    • Número de seguidores;
    • Número de curtidas;
    • Número de compartilhamentos.
  • Website/Blog próprio
    • Resumo do conteúdo;
    • Número de visitantes;
    • Número de Hits.
  • Divulgação
    • Anúncios em jornal;
    • Anúncios em Revista;
    • Anúncios em internet;
    • Anúncios na TV;
    • A frequência com que serão efetuados;
    • Press Releases;
    • Espaços em rádio/TV/Internet/mídia impressa como resultado de permutas.

Número de páginas: 1-2

Propriedades de Marketing

É a relação de todas as contrapartidas que você oferece para o patrocinador. Elas podem aparecer em uma seção própria ou na seção de pacotes de patrocínio.

Exemplos:

  • “Naming Rights” de premiação de melhor jogador do torneio;
  • Placas laterais em todos os jogos da competição;
  • 50 ingressos por jogo;
  • 5 credenciais de estacionamento.

Se você desejar, ao lado do nome você pode acrescentar uma explicação sobre a propriedade de marketing oferecida.

Número de páginas: 1-3

No próximo post são abordados valores e atributos e público-alvo e hábitos de consumo.

Clique aqui para a lista de todos os artigos publicados na série “Como Conseguir Patrocínio”.

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