Como Conseguir Patrocínio I – Introdução
“Como conseguir patrocínio?” é a pergunta mais recebida pelo site, por isso resolvemos escolher esse tema para poder dar um direcionamento a todos os usuários do site. Como esse é um assunto muito complexo, vamos oferecer uma visão geral nesse post e aprofundaremos cada tópico em artigos futuros.
Primeiramente, é importante ressaltar que não existe receita mágica, resposta única e nem um método 100% garantido para conquistar um patrocinador. Há uma série de procedimentos, que, se aplicados corretamente, com muita persistência e efetuando-se os ajustes necessários durante o processo, as chances de sucesso na busca por um patrocinador aumentam consideravelmente.
Não peça ajuda. Ofereça uma oportunidade.
Um fator fundamental é entender que ao pleitear um patrocínio, você está oferecendo uma oportunidade de negócio e não pedindo ajuda. Você está oferecendo a oportunidade da empresa investir no seu projeto. Para entender esses conceito, imagine que você esteja dentro de uma loja, um vendedor se aproxima e pede para você comprar um celular para ajudá-lo a bater a meta do mês. Qual seria sua reação? Você compraria o celular somente para ajudá-lo? Você se sentiria persuadido a adquirir o produto?
Agora, imagine que na mesma loja outro vendedor lhe aborda gentilmente, e lhe pergunta se você estaria interessado em conhecer um modelo de celular que lhe traz diversos benefícios. E agora, qual seria sua reação? Você estaria mais propenso a ouvir o vendedor I ou o vendedor II? O primeiro pediu ajuda, o segundo quis lhe oferecer algo que lhe traria benefícios. Mesmo que você não esteja interessado, a chance do segundo vendedor obter sucesso na venda é muito maior do que o primeiro. Assim, a primeira lição é: jamais peça ajuda, ofereça uma oportunidade de negócio.
Para obter sucesso em sua busca, 2 fatores são cruciais: uma proposta bem elaborada e escolher potenciais patrocinadores.
A proposta de patrocínio
O primeiro contato que o potencial patrocinador tem com o seu projeto é através da proposta de patrocínio, por isso é de fundamental importância que essa proposta seja bem elaborada. O conteúdo de uma proposta costuma variar, mas algumas seções são imprescindíveis:
- Introdução – Visão geral do projeto;
- Definição, características e diferenciais do seu projeto;
- Divulgação e atividades nas redes sociais;
- Cobertura de mídia.
- Propriedades de marketing oferecidas;
- Valores e atributos do projeto;
- Perfil do seu público-alvo;
- Pacotes de patrocínio;
- Justificativa – “Porque é um bom negócio para essa empresa investir no seu projeto?”.
Algumas seções são opcionais, mas não deixam de possuir grande importância:
A proposta deve possuir as seguintes características:
- Objetiva – ofereça apenas informações que são relevantes para o patrocinador conhecer o seu projeto;
- Curta – Não exagere no tamanho da proposta. As empresas recebem inúmeras propostas para avaliação. Se sua proposta for muito longa, dificilmente ela será inteiramente lida com atenção;
- Organizada e de fácil leitura – apresente uma proposta dividida por tópicos. Evite textos longos. Utilize tabelas, gráficos e diagramas.
Seleção dos Patrocinadores
Qual a principal razão para uma empresa investir em patrocínio?
A resposta, na grande maioria dos casos, é simples: para atingir seus objetivos de marketing.
Dessa forma se o seu projeto for capaz de ajudar uma empresa a atingir seus objetivos de marketing, essa empresa se qualifica como potencial patrocinador. Caso contrário, ela não se qualifica e você não deve desperdiçar recursos tentando vender seu projeto para ela.
O problema ocorre que, na maioria das vezes, é muito difícil conhecer a fundo os objetivos de marketing de uma empresa, a não ser que você ou algum conhecido seu trabalhe nela.
Existe uma solução para isso. Hoje em dia, na era da informação, é possível efetuar uma pesquisa (internet, jornais, revistas) e colher indícios dos objetivos de marketing da empresa. Esses indícios servem de guia para qualificar uma empresa como candidata ou não.
Quais informações você deve buscar?
- Público-alvo – Quem é o público-alvo da empresa? O público-alvo do seu projeto está alinhado com o público-alvo da empresa?
- Valores – Quais os principais valores cultuados pela empresa? Quais os principais atributos de seus produtos e serviços? Os valores e atributos do projeto coincidem com os valores e atributos da empresa e seus produtos?
- Funcionalidade – Há relação entre os produtos/serviços da empresa e o seu projeto? Por exemplo, supondo que seu projeto seja sobre um torneio de futebol, uma empresa fabricante de bolas possui alinhamento funcional com o evento.
Conclusão
É importante considerar esses 3 fatores ao procurar patrocínio. Não peça ajuda, venda o seu projeto de forma a permitir que o patrocinador possa se beneficiar dessa parceria atingindo objetivos de marketing. Elabore uma proposta bem estruturada. Selecione apenas empresas que podem se beneficiar do seu projeto.
Em artigos subsequentes iremos aprofundar cada um desses assuntos.
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